Termina nesta sexta-feira (5) o prazo para que parlamentares que já estão em cargos eletivos possam trocar de partido para disputar as eleições de outubro. É a chamada janela partidária.
Nos bastidores, os partidos políticos estão em intensa movimentação durante essa semana. Em Jaguaré, a impressão é que o grupo do atual prefeito Marcos Guerra sai fortalecido neste período, com ampla maioria dos 11 vereadores, além de muitas lideranças políticas estando em partidos de sua base eleitoral, enquanto os partidos de oposição, liderados pelo ex-prefeito Rogério Feitani tem aparente dificuldades em reunir lideranças para a disputa.
No sábado, dia 6 de abril, seis meses antes do pleito, é a data-limite para que todas as candidatas e todos os candidatos tenham a filiação deferida pela agremiação pela qual pretendem concorrer.
A janela partidária é aberta em ano eleitoral seis meses antes da votação. Em 2024, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estabeleceu que o período aconteceria entre 7 de março e 5 de abril. A regra da janela partidária é aplicável aos candidatos eleitos em eleições proporcionais que estão no último ano de mandatos.
As eleições municipais deste ano serão realizadas em 6 de outubro (1º turno), quando os eleitores brasileiros vão poder escolher candidatos ao cargo de prefeito e vereador, que vão assumir prefeituras e integrar câmaras municipais de 5.568 cidades do país.