Prefeitura de Jaguare participou de evento de lançamento do novo formato do programa Compra Direta de Alimentos
Cerca de 30 representantes de Jaguaré, entre eles 20 agricultores familiares, participaram nesta segunda-feira, 29, do lançamento do novo formato do programa Compra Direta de Alimentos – CDA. O evento foi realizado no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória. Entre as mudanças, o programa passa a ter o Banestes como agente pagador, além de ter menos burocracia.
*Gestão com visão humanitária*
O programa é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social – Setades. O novo formato reduz os trâmites burocráticos e define o Banestes como agente operador para realizar os pagamentos para os agricultores. O evento contou com a participação da secretária de Assistência Social, Soriana Stabenow, que destacou a participação da Gestão Municipal na ampliação de políticas públicas para uma melhor atenção à sociedade.
“Atualmente, a Prefeitura de Jaguaré tem um olhar atento para a sociedade e busca ampliar e oferecer diversos serviços para as pessoas em situação de risco social a partir de uma importante visão humanitária. E, também, quero destacar o empenho pelas causas sociais do Governo do Estado na promoção de políticas públicas em prol dessas pessoas”, ressaltou Soriana.
*Mudanças*
Os contratos com os agricultores passam a ter duração de cinco anos (antes era apenas um ano). Antes, cada família recebia em um ano R$ 6.500 e, com o novo formato, o valor passa para R$ 9.429,94. Os pagamentos, que eram feitos por Nota Fiscal física, passam a ser por sistema digital. As notas são enviadas para a Setades, que passa a ser o órgão pagante, via Banestes.
*Governador*
O governador Renato Casagrande destacou que o Espírito Santo avança em aspectos econômicos sem se descuidar do aspecto social. “Temos um sistema de assistência social cada vez mais preparado e repassamos os recursos e contamos com os municípios para fazerem seu papel. Somos o terceiro Estado com maior segurança alimentar do País e o CDA é um importante instrumento para combater a fome, além de dar aos nossos produtores familiares uma oportunidade de escoar sua produção”, lembrou o governador.