Onça-pintada, jaguatirica e tatu ocuparam a 09 de Agosto nesta ter-feira, em Jaguaré; a ação de conscientização ambiental e de estímulo à sociedade para adotar mais cuidados com as matas da reserva e estar mais atenta à conservação da natureza foi um sucesso
E os animais tomaram conta da 09 de Agosto! Essa terça-feira, 27, foi um dia diferente na movimentada principal via de Jaguaré. Os pedestres e carros dividiram o espaço com onça-pintada, tatu, jaguatirica, anta, lagartinho-de-Linhares, gavião-real, rãzinha-da-mata e outros animais. Na verdade, eram animais taxidermizados que chamaram a atenção – especialmente das crianças (animais taxidermizados são aqueles que passaram pela técnica de preservação após estarem mortos e preenchidos com palha).
Eles fizeram parte da Blitz Ambiental, realizada pela Reserva Biológica de Sooretama – Rebio Sooretama/Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade – ICMBio, em parceria com a Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A ação contou ainda com a participação da Polícia Militar Ambiental e a empresa Vale.
*Momento importante*
A secretária municipal de Meio Ambiente, Yara Ferraço, destacou a importância da ação para a conscientização da sociedade. “É um momento importante para conscientizar as pedestres e motoristas. Desde a consciência com a prática de reaproveitar, reciclar e cuidar do meio ambiente que a gente vive e cuidar dos animais e das florestas. A Secretaria deu todo apoio e a Prefeitura sempre está disposta a participar de momentos assim”, afirmou Yara.
*Envolver a sociedade*
A coordenadora de Educação Ambiental do ICMBio, Sheila Dantas Rossi de Sousa, lembra que as ações de Educação Ambiental visam sensibilizar a população quanto aos cuidados com o Meio Ambiente. “Para a gente conseguir trazer um pouco mais, envolver a sociedade nas questões, na proteção e na conservação do meio ambiente, a participação da Prefeitura é importante, pois, facilita esse acesso, essa informação”, destacou.
*Blitz*
A Blitz Ambiental educativa em Jaguaré (o município faz parte da área de abrangência da reserva) contou com: stand com tendas informativas; exposição de animais taxidermizados; apresentação de vídeos e imagens sobre a fauna e flora da Reserva e distribuição de panfletos educativos aos pedestres e condutores de veículos. A Polícia Militar Ambiental auxiliou nas abordagens aos veículos.
*Boa condição das estradas*
Adeildo Artuíque, técnico de Segurança da empresa Vale, ressaltou a necessidade de mais ações de conscientização, inclusive na preservação de queimadas. “Esse trabalho em torno das reservas é muito importante, em especial neste período de seca, sobre o fogo, o lixo, desmatamento. Então é bom tratar de prevenção agora, inclusive, sobre como fazer o manejo de fogo. E cabe ressaltar o trabalho da Prefeitura com a boa limpeza das estradas e de encostas”, ressaltou Adeildo.
*Ricas fauna e flora*
A cabo da Polícia Ambiental, Monique Menegheti Biancardi ressalta a importância de preservar as matas na região de Sooretama e Jaguaré, uma reserva biológica com recursos, segundo ela, inestimáveis. “A quantidade de fauna e flora é muito expressiva, então é preciso mostrar para a população a existência desses animais, a forma de prevenção, principalmente no público mais infantil, que muitas vezes não tem acesso, não sabe da existência de tanta riqueza biológica”, frisou Monique.