O chocolate poderá ficar mais caro nos próximos meses. Isso porque com o aumento recorde do preço do cacau, os custos para os fabricantes de chocolate ficaram mais altos, sendo diretamente repassados para os consumidores.
Devido aos problemas climáticos na África Ocidental, principal produtor de cacau no mundo, o valor de exportação da amêndoa ficou mais alto para os produtores de todos os países.
Com amêndoas escassas e demanda em alta, o preço disparou. Com o fechamento de contratos na bolsa de Nova York, nos valores aproximados de US$ 8.150 por tonelada, fazendo os produtores de cacau ficarem em alerta, pois sinaliza mudanças no cenário comercial.
Os maiores produtores de cacau do mundo: Gana e Costa do Marfim diminuíram a produção devido a questões climáticas. Isso tem impactado a oferta de amêndoas para a linha de produção de chocolate em todo o mundo.
Estima-se que enquanto os estoques nos armazéns, estiveram baixos, a demanda vai continuar alta, e o preço também, ou no mínimo continuar a subir.